Primeiro dia do Evento HOJE discute o empreender em tempos pós-pandemia

Colaboração, responsabilidade, geração de oportunidades e autoconhecimento foram as temáticas exploradas pelos palestrantes. Fechamento foi com o vocalista da Banda Nenhum de Nós.

Primeiro dia do Evento HOJE discute o empreender em tempos pós-pandemia

Empreendedorismo, inovação, tecnologia e gestão foram alguns dos temas que dominaram o primeiro dia do Evento HOJE 2021, em Concórdia, no oeste de Santa Catarina. O evento, considerado o maior movimento de inovação e empreendedorismo do Estado, segue até o sábado 25 de setembro, no Parque de Exposições da cidade e tem previsão de reunir a partir de amanhã mais de 3 mil pessoas.

 

O primeiro dia, exclusivo para os participantes Member Black e Platinum, começou com a palestra do cofundador do HOJE e mentor de processos de inovação e marketing, Alexandre Weimer, que abordou o tema Como construir coisas inimagináveis como o Evento HOJE no pós-pandemia e na retomada econômica. 

“Vamos dar a largada para um momento histórico. De retomada, de reconstrução, de criação.  Lembrem-se: em tempos de crise, muitas pessoas recuam, mas outras avançam. E os últimos tempos nos confrontaram com o desafio de pensar novas formas para continuar. Como Evento HOJE, temos o propósito de impactar a vida das pessoas com o empreendedorismo, com o aprender e o agir, e acredito que somos responsáveis por atuar como uma espécie de catalisador, aproximando informação, tecnologia, conhecimento e, principalmente, viabilizando oportunidades para a comunidade de Concórdia”, disse Weimer. 
  
O Evento HOJE passou a ser referência para outros eventos regionais, que se beneficiam com as soluções colocadas em prática em Concórdia. “Conseguimos dar o start em iniciativas que estavam paralisadas há quase dois anos. Várias pessoas que estão aqui, trabalhando voluntariamente, estão cedendo horas de suas vidas para fazer parte desse evento e encontrar novas conexões para suas vidas. Nossa ideia é que, a partir de Concórdia, possamos motivar outras cidades e estados para que coloquem em prática as próprias iniciativas de crescimento”, reforça. 


 
Weimer também falou sobre os obstáculos para empreender. “O ato de acreditar é difícil, porque é disruptivo. Construir algo diferente envolve o risco, não há outra forma. Mas, podemos minimizá-lo estudando o que pode dar errado e 'quebrando a cabeça' para encontrar soluções. Inovação é tentar até conseguir. Tenho por regra que a imperfeição gera evolução”. 
 
Diversos enfoques


A programação do dia, exclusiva Member Black e Platinum, esteve concentrada em explorar os diversos vetores que potencializam a eficiência na gestão de negócios e das pessoas envolvidas nessa dinâmica. Foi o caso do professor de educação física, especializado em fisiologia do exercício e cofundador da FDBK Academia, Rafael Vargas, que mostrou a importância da atividade física associada ao desenvolvimento do espírito empreendedor e as diferentes estratégias a serem adotadas, como a contada por Ted Lino, Débora Schneider e Jorginho Rosa, das agências Única Propaganda e Ó DOIS GO Marketing, que criaram um laboratório conjunto. 
 
Já o CEO da DT3 Softwares Personalizados, Evandro Erlo, explorou a importância de oferecer oportunidades para o aprimoramento técnico para profissionais demandados pela área de tecnologia. “Existe uma demanda importante do mercado por profissionais qualificados e percebemos que podemos colaborar. Temos o Programando o Futuro, projeto no qual ensinamos a desenvolver softwares, aplicativos e, também, a programar. As vezes, não é apenas exigir, mas treinar as pessoas e compartilhar o conhecimento para que possam inovar nos processos e nas próprias vidas”. 
 


Startups ditando a nova gestão
 
Já o mentor, investidor e um dos mais influentes empreendedores de startups do Brasil, Edson Mackeenzy, da Videolog S/A, falou sobre como as startups estão transformando as organizações e os novos modelos de gestão. “O modelo de gestão tradicional, hierárquico, é um limitador para o crescimento exponencial. Hoje, o modelo mais eficiente é o distribuído, que é o das startups. É uma maneira de incentivar o conceito de ownership, de se sentir dono do negócio”. 
 
Mackeenzy lembrou que o momento exige que as empresas deixem de pensar em serem as melhores empresas do mundo, para serem as melhores empresas para o mundo. “Devemos sair da inércia do “gerar lucro” e propor formas de trabalho que permitam encontrar maior fluidez para construir pontes de relacionamento, criando redes interdependentes”.
 
Autoconhecimento e propósito


O ponto alto do dia foi a participação do músico e vocalista da banda de rock Nenhum de Nós, Thedy Corrêa: “Chega um momento em que é preciso definir quem queremos ser, no que e para quem queremos trabalhar. O mercado nos traz uma ideia e 'varre' outra, por isso precisamos definir quem somos e o que queremos, qual caminho, qual rumo vamos escolher para a nossa empresa, carreira, vida. E só vamos conseguir responder essas perguntas por meio do autoconhecimento”, disse, encerrando as atividades dia com uma apresentação exclusiva para os participantes, com direito a três clássicos do Nenhum de Nós. 
 
+ de 100 palestras


A partir de amanhã (23), o EVENTO HOJE toma corpo e recebe mais de 3.100 pessoas povoando uma área de mais de 10 mil m², para a intensa programação de cerca de 100 palestrantes inclusive de renome nacional, 12 trilhas de conteúdo, divididos em seis espaços, sendo a Plenária principal A9, situada no Centro de Eventos. 
O EVENTO HOJE será uma trilha de conhecimentos, compartilhamento de ideias, inovação, empreendedorismo, sustentabilidade, segurança, negócios e relacionamento. Glória Maria, Thiago Nigro, Leandro Karnal, Arthur Igreja, Geraldo Rufino, Dado Schneider, José Luiz Tejon e Thedy Corrêa são palestrantes confirmados.