O tempo é o ativo mais escasso que temos - Thiago Nigro

O tempo é o ativo mais escasso que temos - Thiago Nigro

Escalabilidade é o conceito por trás do enriquecimento. É assim que se viabiliza multiplicar ativos sem comprometer o tempo. Esta é a visão de Thiago Nigro, idealizador e sócio proprietário do projeto O Primo Rico, veículo de internet voltado para ensinar seu público sobre educação financeira e gestão de dinheiro, e que foi compartilhado em concorrida palestra hoje no Evento HOJE. “O que quero dizer é deixe de ser o operacional, que está condicionada às horas disponíveis para o trabalho, passe a ser o executivo que coordena, e depois evolua para a posição de fazer a estratégia do seu negócio. Escale o que você faz. Faça o seu negócio funcionar sem você”. 

 

Nigro disse que é muito comum definir unidades de valor equivocadas e a consequência disso é o endividamento repetitivo. “O tempo é o ativo mais escasso que temos e, portanto, o mais importante. Quando compramos a prazo, vendemos o nosso tempo no futuro e isso é burrice. Então construa suas ações em torno da estratégia de ter bons ativos, porque estes te enriquecem. O dinheiro é sempre um meio e não um fim”. 

 

“Enriquecer exige um sacrifício, mas não se trata do sacrifício pelo sacrifício, da dor pela dor, porque sacrifício é algo sempre voluntário, que escolhi fazer porque traz algo muito melhor como recompensa. Então, sacrifique-se se o objetivo é enriquecer”.

 

Nigro avisa que não é fácil, porque sacrificar-se, postergar a satisfação do desejo atendido não é natural. “Esquematizar os processos para o crescimento financeiro, colocá-los em prática e manter a regularidade necessária exige um sacrifício inicial importante, mas depois de um certo tempo vira hábito e nos acostumamos a pensar no agora com foco no futuro”, disse.