Mundo das startups em destaque no Evento HOJE 

Mundo das startups em destaque no Evento HOJE 

A participação das startups representa 6% do PIB de Santa Catarina. E uma das cidades responsáveis por esse desempenho é Concórdia, no oeste do estado. A representatividade se deve, em parte, à política de incentivos em vigor e que beneficia empreendedores locais. 

 

Desde 2017, em Concórdia vale a Política Municipal de Incentivo à Inovação Tecnológica, que criou o Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação e o Fundo Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação. Essa lei estabelece medidas de impulso às atividades tecnológicas e de inovação, com foco em promover o desenvolvimento econômico, social e ambiental e a melhoria dos serviços públicos municipais de forma específica.

 

Considerado pólo consolidado na área de software, Concórdia é berço de algumas das startups que hoje são referências no estado, como a Compufour, uma das expositoras do Evento HOJE. A empresa especializada em softwares de gestão para pequenos negócios nas áreas de varejo e serviços foi adquirida pela Zucchetti, a maior software house da Itália, por um total de R$ 100 milhões. 

 

Inovação

 

Além da Compufour, outras 40 empresas, não apenas de tecnologia, participam do HOJE expondo soluções e serviços. Um exemplo é a Flégui – Gestão Colaborativa, startup criada por Joice Ruwer Valar, com a proposta de capacitar os gestores de recursos humanos para aumentar a sinergia entre a expectativa dos dirigentes e funcionários. 

 

 

“Começamos no final de 2019 e hoje atendemos cerca de 30 empresas no Paraná, Santa Catarina e Minas Gerais”, disse Joice. Segundo ela, a proposta da Flégui é criar ferramentas para facilitar a vida do gestor de RH. “Nossa estratégia é conhecer, diagnosticar a problemática e as expectativas da empresa e definir um plano de ação”, contou ela.  

 

Pela primeira vez no Evento HOJE, Joice diz que a participação superou as expectativas. “Participar do HOJE é importante para aumentar nosso campo de atuação e estabelecer novas parcerias. Estamos muito felizes em participar desse movimento de empreendedorismo”.   

 

Outra startup que está no HOJE é a Dehon, Farmácia de Manipulação. Muito antes da pandemia e dos desafios que impôs, a Dehon já investia para diversificar o portfólio de produtos para além da farmácia de manipulação tradicional. “Hoje temos vários tipos de produtos, porque entendemos que devemos estar sempre à frente do mercado, antecipando demandas. Aqui, no Evento Hoje, experimentamos o empreendedorismo na prática”, diz Rodrigo Gaulke.