Concórdia estará sempre no meu coração - Glória Maria

Concórdia estará sempre no meu coração - Glória Maria

Um dos momentos mais aguardados do terceiro dia de Evento HOJE foi a palestra da jornalista e apresentadora Glória Maria, que veio a Concórdia (SC), especialmente para participar do maior encontro de empreendedorismo da região Sul. 

 

Com a plenária repleta, a jornalista se emocionou ao entrar no palco depois de um longo período de reclusão forçada por dois motivos: tratar uma grave situação que afetou sua saúde e, posteriormente, a pandemia. “Estou realmente muito emocionada por superar a pandemia e recuperar a minha saúde. Este é o primeiro evento em que estou presencialmente e, por isso, Concórdia estará sempre no meu coração”, enfatiza Glória. 

 

Glória veio ao Evento HOJE para falar sobre mudanças e desafios. Há dois anos a jornalista descobriu um tumor no cérebro, foi operada e superou um dos momentos mais críticos da sua vida. “Depois do que passei, percebi que tudo o que já fiz até agora, pular de bungee jump, paraquedas, aterrissar em vulcão e tantas outras coisas, nada se compara ao desafio que a vida me impôs e que consegui superar com a ajuda de pessoas maravilhosas, que me transformaram. Porque a vida é isso: enfrentar desafios e ter a capacidade de aprender e crescer. Essa deve ser a missão da nossa vida”.

 

Ao longo da vida, Glória superou diversos obstáculos, mas engana-se quem pensa que as dificuldades retardaram a evolução da jornalista. “Minha vida não foi fácil: fui a primeira preta a estar na televisão brasileira em plena ditadura, sofri racismo, mas nada disso me limitou, porque sempre fui muito inquieta. Depois de anos no hard news, entrou o programa Fantástico na minha vida e me deu o privilégio de conhecer o mundo e encontrar pessoas maravilhosas, com as quais pude aprender e crescer”.

 

Glória falou muito no desafio e no privilégio do autoconhecimento. “Temos que saber quem somos, o que queremos. E não é um processo fácil; é doloroso e solitário, mas vale a pena, porque não há nada mais lindo que viver e conhecer pessoas e aprender com a nossa diversidade. Quando se encontram pessoas maravilhosas, a tua vida se abre. É o que aconteceu aqui, agora, em Concórdia. Todos nós estamos aqui, com coragem, superando os nossos medos. E o que posso aprender com isso: que devemos ir além, sempre, porque é o que nos faz crescer”.

 

Glória lembra que o crescimento demanda dedicação e certa dose de paciência. “Existe uma crença budista que ensina o seguinte: para atingir um objetivo, você precisa caminhar e caminhar, e é um passo depois do outro. Lembrem-se, caminhar não é correr”. 

 

E outra recomendação da jornalista: “A gente não pode se recusar a viver. Tinha 20% de chances de sobreviver e 10% de viver com graves sequelas por conta da cirurgia no cérebro para a retirada do tumor. Não posso ter mais medo da vida, porque é isso mesmo: a beleza e a feiura, a tempestade e a calmaria, tudo intenso e vibrante. Temos que experimentar tudo o que a vida nos oferece. Se fugirmos das experiências, não vivemos e não assimilamos o novo. E vou terminar citando o nosso querido Roberto Carlos: eu estive aqui para viver este momento lindo”. Obrigada, Gloria!