Alexandre Weimer: o Brasil profundo que empreende e inova

Jovem investidor e mentor de inovação é um dos cofundadores do evento HOJE, um dos maiores encontros de empreendedorismo disruptivo do país, que acontece em Concórdia, no interior de Santa Catarina

Alexandre Weimer: o Brasil profundo que empreende e inova

Distante 493 km da capital Florianópolis, o município catarinense de Concórdia tem cerca de 84 mil habitantes e vem chamando a atenção como exemplo de ambiente fértil para o crescimento de negócios inovadores e de tecnologia, longe das grandes metrópoles. Um dos responsáveis por isso é o jovem investidor de empresas e mentor de inovação em processos de vendas e marketing, Alexandre Weimer, cofundador do evento HOJE, um dos maiores encontros de empreendedorismo disruptivo do país.

Atualmente investidor da A9 Performance Educação Corporativa, Weimer já realizou ações de impacto para marcas como Boticário, Unimed, Supremo CImentos, a cooperativa C.Vale, entre outras. “Meu coração bate mais forte quando ajudo empresas e profissionais a se reinventarem hoje, com mentoria em estratégias de mercado, vendas e marketing. Tudo isso traz ainda mais satisfação quando mostro, para quem acredita no empreendedorismo, que é possível realizar sonhos em cada canto do país, onde haja força de vontade e estímulo”, frisa. 

Foi a partir da construção de soluções para os problemas que experimentava na pele que Weimer estruturou sua carreira e hoje propaga essa experiência em todas as suas iniciativas, entre elas o evento HOJE. "Queria criar ressonância em torno da ideia do fazer e desconstruir o conceito do impossível. Se não há recursos na região para nos profissionalizar, vamos desenvolvê-los por meio da colaboração. O Evento HOJE é isso: a troca de experiências sobre o 'fazer'", diz. 

A trajetória de Weimer começou em 2009, quando fundou a O2 Propaganda, uma das mais importantes agências de Santa Catarina e na qual atualmente é investidor. A experiência foi a 'vitamina' para ser um dos criadores, em 2016, do evento HOJE, que já está em sua quinta edição. “No ano seguinte, me tornei mentor do Startup Weekend (organização norte-americana que realiza eventos de empreendedorismo e inovação em todo o mundo) e do InovAtiva Brasil (hub de aceleração, conexão e capacitação de startups brasileiras)”, recorda.

Sempre inovando, Alexandre Weimer foi um dos cofundadores, em 2018, da Co.House, o primeiro coworking de Concórdia. A experiência acumulada ao longo dos anos o impulsionou a investir na abertura, em 2019, da A9 Performance Educação Corporativa, focada em acelerar empresas e negócios. 

 

Reconhecimento

Em reconhecimento, foi indicado a profissional do ano de Marketing e Vendas pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil de Santa Catarina (ADVB/SC)  e a empresário do ano em Concórdia, nos anos de 2018 e 2019. Recentemente, em 2020, foi um dos selecionados a fazer parte de um grupo de delegados brasileiros que representou o Brasil no evento "Incubadora de Negócios Internacional da Juventude do BRICS”, na Rússia. 

Weimer tem como um dos seus inspiradores o empresário Attilio Fontana, fundador do Grupo Sadia, organização criada na cidade em 1944 e que está na memória afetiva de todos os brasileiros (o nome é a união de S.A. Indústria e Comércio Concórdia e a palavra Concórdia). “Ele mostrou que, para fazer acontecer em cidades menores, é preciso ter iniciativa, acreditar. São exemplos inspiradores que queremos passar a partir do nosso município para todo o País”, ressalta.

 

Evento HOJE acontece em setembro de forma presencial

A quinta edição do evento HOJE acontece, entre os dias 22 e 25 de setembro,  em Concórdia, e será presencial, seguindo todos os protocolos sanitários, com distribuição de máscaras, câmara de higienização e tótens de monitoramento em nuvem, da temperatura. Um dos maiores encontros de inovação e empreendedorismo disruptivo do País, é realizado pela A9 Performance e Associação Empresarial de Concórdia com correalização do Sebrae e Negócios SC.

Ao longo de quatro dias, o público esperado de 2.400 pessoas terá acesso a palestras de nomes como Glória Maria (jornalista), Thiago Nigro (fundador do Primo Rico), Geraldo Rufino (empreendedor), Leandro Karnal (professor e escritor), Dado Schneider (professor e palestrante) e Fabiana Tchalian (cofundadora da Água na Caixa). 

“São mais de 100 palestras que vão abordar tendências, futurismo, empreendedorismo, inovação, mercado, tecnologia, gestão, pessoas, vendas, marketing, resiliência e positividade, conteúdos inspiradores para que, a partir dessas experiências, aconteçam grandes transformações em todos os segmentos da sociedade”, ressalta Alexandre Weimer. Além das palestras, o evento terá  uma área de 5 mil metros quadrados com 40 expositores, apresentando soluções inovadoras e oportunidades.